Os 8 Livros que os Estudantes de Direito e/ou Advogados devem ler




Olá meus advogados e advogadas.

Hoje resolvi compartilhar com vocês os 8 livros que eu li e mudou de forma bastante positiva minha carreira. E você que esta na faculdade ainda vai te ajudar aproveitar melhor o curso e planejar melhor a carreira futura. Por isso, neste post, eu reuni 10 sugestões de livros que, acredito, todos que aventuram na área jurídica deve ler o quanto antes.

 

No entanto não são todos os livros da área jurídica, porem são livros que vai te ajudar muito no bom desempenho durante a faculdade e depois dela.

 

1- Como Iniciar na Advocacia- Primeiros passos

 

O Autor André Botelho em sua obra apresenta orientações indispensáveis para a difícil e árdua fase do primeiro emprego ou de administrar o primeiro escritório, conquistar e manter os clientes e também com relação à apropriada conduta ética de atuação profissional. Traz ainda modelos de peças e formulários, com objetivo de facilitar o entendimento dos processos judiciais e auxiliar na formação prática dos novos operadores do direito.

 

2- O Primeiro Ano – Como se faz um Advogado

Scott Turow, o autor, conta as suas experiências como aluno do primeiro ano da faculdade de direito de Harvard. Uma vez questionei uma professora da faculdade no seguinte sentido: por que nos Estados Unidos a faculdade de direito é de apenas 3 anos? Acho que a discussão era sobre o preparo dos alunos, esta famosa (e terrível) desculpa para impor mais carga nas costas dos estudantes que querem vencer na carreira, tais como longas horas de aulas e o próprio Exame de Ordem, o qual ninguém duvida que não serve para avaliar ninguém. O principal motivo que me faz recomendar o livro de Turow é o de que se trata de uma oportunidade de ter algum contato com uma realidade diferente, a partir do ponto de vista de quem viveu na pele a experiência.

 

3- Manual de Prática Civil: Fernanda Tartuce; Luiz Dellore; Marco Aurelio Marin;

Um bom manual de civil, tem hora que salva a vida de qualquer um. Este Manual de Prática Civil vem dividido em duas partes: na primeira, o leitor encontrará um roteiro minucioso em que são expostos, passo a passo, todos os itens a serem observados para a adequada atuação em juízo – desde o primeiro contato com o cliente, a escolha da demanda a ser ajuizada até a elaboração da petição inicial, a apresentação de defesa e a interposição de recursos. A segunda parte trata das principais ações e recursos pertinentes à atuação do advogado em juízo, partindo de olhares particulares e específicos sobre cada peça processual oferecendo, por meio de consulta rápida e objetiva, a solução para casos concretos encontrados na prática cotidiana.

4- Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie

O livro da lista é um clássico escrito nos anos 70 e que permanece atual até hoje. Todo profissional do Direito sabe que lidar com pessoas é quase que 80% do trabalho de um advogado — afinal, não adianta nada ser um ás das leis e não conseguir manter um bom relacionamento com clientes, colegas de profissão e outros operadores do Direito.

5- Gestão para advogados – Luiz Fernando Rabelo Chacon

O livro “Gestão para advogados” busca suprir essa lacuna, dando dicas valiosas sobre os primeiros passos da profissão (como montar um bom currículo, por exemplo), bem como sobre gestão profissional (como elaborar planejamentos estratégicos, por exemplo).

 

6- Marketing Jurídico: o poder das novas mídias – Rodrigo Bertozzi e Renata Bucco

 

Nessa obra, o foco é a internet e como ela pode ser utilizada em favor do seu escritório. Dicas sobre a utilização de podcasts e videocasts; táticas de conexão com o público-alvo; elaboração de estratégias nas redes sociais; dentre muitas outras que irão ajudar a promover seus serviços advocatícios online.

E o melhor é que o livro leva em conta as restrições do Código de Ética profissional, o que significa que você pode aplicar seus ensinamentos sem medo!

7- Oratória para Advogados e Estudantes de Direito- Reinaldo Polito

 

Com a leitura deste livro, você poderá se transformar em um advogado com oratória excepcional. Cada capítulo é uma aula que o Professor Reinaldo Polito ministra há décadas a profissionais de todas as áreas do Direito, preparando-os para falar de maneira correta e eficiente em audiências, na sustentação oral perante os tribunais superiores, nas teses de defesa ou de acusação no Tribunal do Júri, no relacionamento com clientes, nas reuniões com outros advogados no escritório e diante das plateias mais exigentes, em palestras e conferências. 

 

8- Português Prático e Forense- Joao Alfredo Medeiros

O próprio nome diz né, saber escrever formalmente e com um linguajar jurídico demonstra capacidade e conhecimento técnico.  Esse livro ensina isso de forma brilhante. Vale muito apena investir. 




Comentários para essa postagem



Deixe seu comentário


Preencha os campos abaixo:
Ir ao topo da página
Veja o que rolou aqui... 1 2 3 4 Última>>

Look do dia


Dicas de Compras